Área de banhados de 262 hectares na bacia do Rio dos Sinos equilibra as águas durante as cheias A Reserva Ecológica de Novo Hamburgo, com 262 hectares, se caracteriza pela diversidade de flora e fauna. A área abrange banhados nos bairros Canudos, Santo Afonso e Lomba Grande. A reserva tem, no total, 1,8 mil hectares, avançando pelos municípios de Campo Bom, São Leopoldo e Sapiranga. Ela está inserida no Sistema Estadual de Unidades de Conservação. Os banhados que fazem parte da bacia do Rio dos Sinos têm a função de equilíbrio das águas durante as cheias e são importante reserva biológica. 'Representam ambientes de reprodução e identificação de espécies da fauna e da flora que precisam ser preservados'.
E, Enquanto a cidade e seus habitantes, não avançam ferozmente sobre esta area, as Garças nos dão este lindo espetáculo!
Pesquisa realizada por equipe da Ufrgs identificou nos banhados 87 espécies de aves, 32 de peixes, 19 de répteis, 13 de mamíferos e oito de anfíbios, além de diversos invertebrados. Entre as aves, se destaca a tachã, de 1,20m de altura. Entre os peixes, está o Cynolebias wolerstorffi, que coloca seus ovos na terra antes das secas e desaparece. Também foram identificados na reserva o jacaré-de-papo-amarelo, a capivara, o mamífero marsupial cuíca-d'água, o bugio-ruivo, o tamanduá e o lagostim de água doce, além de diversas espécies de cobras.
Fonte: http://www.ana.gov.br
Fotos:www.marcelopacheco.com.br